quinta-feira, 9 de maio de 2013

Passeando pelo Chianti + Degustação de Vinho! (Itália)

A região da Toscana está localizada no centro da Itália e no centro da Toscana, entre Florença, Siena e Arezzo, encontramos o Chianti - fascinante área montanhosa e bastante conhecida pela produção de vinhos.




Sabe aquelas cenas de filme gravadas na Itália onde mostram toda a beleza de ciprestes, oliveira, vinhedos e castelos? Imaginou? Pois é esse cenário que você irá se deparar.



Vale a pena alugar um carro para percorrer essas belas estradas. Aproveite para admirar a paisagem e não tenha medo de se perder, pois o local é bem sinalizado.



Bom, o meu dia foi programado da seguinte forma:


Florença - Chianti - San Gimignano - Siena

Saí bem cedo de Florença, aluguei um carro e percorri as estradas SR 222 via Chiantigiana. 
Na parte da manhã, parei na região do Chianti numa cidadezinha chamada Greve para uma degustação de vinho (você encontrará detalhes nesse mesmo post). Segui viagem até San Gimignano, uma charmosa cidade medieval. Almocei por lá e na parte da tarde caminhei pelas suas ruelas. Logo anoiteceu e continuei a viagem rumo a Siena, onde me hospedei naquela noite.



Chianti:

Neste post vou relatar sobre minha rápida passagem pelo Chianti.

Foram aprox. 18 km percorridos desde Florença. Decidi parar na cidadezinha de Greve in Chianti para degustação de vinho. 

Eu não tinha um roteiro de degustação pré-definido, mas existem várias vinícolas pela estrada, eu passei por algumas e parei em uma situada numa colina que me chamou atenção por abrigar um lindo castelo. 


A Degustação:

A vinícola chama Castello Vicchiomaggio e a degustação acontece na Cantinetta S.Jacopo (Veja a foto abaixo). 



É possível degustar 03 vinhos de produção própria: IGT Toscana, Chianti Classico e Chianti Classico Riserva


Eu adorei a degustação!!! E se você é fã de vinhos essa parada é obrigatória.


O preço da degustação em Novembro de 2012 era de EUR 4,00 por pessoa. 
Havia a opção de incluir uma visita guiada pelo castelo por EUR 12,00 por pessoa (visitação + degustação). Porem é necessário agendar previamente. Como eu não agendei e não havia horário disponível, optei apenas pela degustação na adega e depois, de carro, continuei subindo a colina para chegar no Castello Vicchiomaggio, fui conhece-lo por conta e tirei algumas fotos.


Este é um dos espaços da adega com vinhos, azeites e souvenirs.



Além da produção de vinhos e azeites, o Castelo Vicchiomaggio funciona como hotel e restaurante. Você pode inclusive celebrar o seu casamento nesse cenário deslumbrante. Já pensou???




Para maiores informações, o site oficial é: Castelo Vicchiomaggio

Ainda em Greve, conheça a Piazza Matteotti.



E visite o Museo del Vino.





Confesso a vocês que o Chianti tem muito mais a oferecer, portanto, aconselho dedicarem 01 ou 02 dias na região para degustarem um bom vinho e conhecerem todas as cidadezinhas ao redor das colinas. Vale a pena!!! 


Espero que tenham gostado desse post e se você já visitou o Chianti compartilhe conosco sua experiência.

:)

Para maiores informações sobre a região, visitem os sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário